quarta-feira, 11 de junho de 2008

Curso de Formação de Instrutores


Alenk Bárbara Bruno

Carol Cássio Daniela

Deiseane Denivaldo Fernandinho

Fiuza George Jeferson

José Felipe Laíse Lílian

Lucas Luís Carlos Milena

Miraneide Tiago


Se receber 500 crianças vindas das condições de vida mais absurdas é o desafio, maior ainda é o desafio de quem vai atendê-las! Os artistas circenses são excelentes professores das técnicas circenses, mas sabemos que de cada 1000 aparecem uma Daiane ou um Kaká e o que fazer com os outros?

Os professores, a mídia entre outros, tentam se satisfazer com estes resultados, nós, na Picolino não (apenas isso não!!). Nossa preocupação está dirigida aos 998 que sobram, o que vai ser deles?

Estas são as nossas preocupações, são os

“brabos e brabas”

“desengonçados e desengonçadas”

“atrapalhados e atrapalhadas”

“bagunceiros e bagunceiras”

“brigões e brigonas”

Ninguém quer saber deles, são os rejeitados dos rejeitados da sociedade. Este é o desafio: formar educadores para lidar com este perfil de criança, adolescente e jovem e o curso de formação acaba tendo como clientela jovens que atravessaram estes desafios e neste momento sabem ou começam a suspeitar de suas responsabilidades.

Normalmente os jovens formados neste curso ficam de 3 a 5 anos dando aulas na Picolino e acabam migrando para outras instituições onde disputam seus conhecimentos e assim constroem o seu futuro, daí a necessidade de o curso estar se renovando permanentemente.

As atividades desenvolvidas nesta formação seguem um currículo próprio, profissionalizante para dois anos de curso, com aulas teórico-vivenciais, prática de circo e estágio supervisionado. Carga horária de 1.800 horas, 2 anos de curso. Aulas de segunda a sexta, de 8 às 12h, com acompanhamento escolar. São atendidos 20 adolescentes e jovens de projetos sociais, a maioria vindo dos nossos grupos Básicos de Circo. Parceria com o Criança Esperança/UNESCO.
Aula de anatomia


Em seu segundo ano de formação, os alunos atualmente estão fazendo estágio supervisionado, dando aulas para os cursos básicos de artes circenses da Escola Picolino; e na parte teórico-vivencial estão estudando a "História do Circo" com o Prof. Fabio dal Gallo e, através da assessoria do Centro de Desenvolvimento Humano e Social - CRESCER, estão desenvolvendo um programa de auto-conhecimento que viabiliza a transfomação das crenças de escassez e exclusão em direção ao crescimento da auto-estima, abundância e inclusão, incentivando os educandos a acreditarem nas suas possibilidades.

Estágio - Aula de acrobacia

Estágio - Aquecimento dos alunos

Nenhum comentário:

Quem sou eu